inclusão

Conceito bastante utilizado no âmbito educacional para referir-se ao processo pelo qual a sociedade e o portador de necessidades especiais procuram adaptar-se mutuamente tendo em vista a equiparação de oportunidades e, consequentemente, uma sociedade para todos. Através desta perspectiva desenvolveu-se políticas que incentivam a formação através de uma educação inclusiva.

Nas escolas, a expressão “inclusão de portadores de deficiências” tem gerado dúvidas quanto à possibilidade de crianças especiais estudarem nas salas de aula do ensino regular. Segundo estudiosos da educação inclusiva, a inclusão propõe que a escola se adapte ao aluno e não o contrário (integração). Como é atribuída ao professor a inserção efetiva de alunos especiais, este profissional precisaria aperfeiçoar sua concepção de ensino e aprendizagem, conhecendo, inclusive, técnicas especiais como o Braile e a língua brasileira de sinais.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete inclusão. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/inclusao/>. Acesso em 23 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: