livro didático

É um material pedagógico considerado o mais tradicional e certamente o mais utilizado nas escolas. Em função de sua importância, em 1985 criou-se o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), que consiste na distribuição gratuita de livros didáticos para os alunos das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país. O mesmo programa também criou o “Guia de Livros Didáticos”.

O Banco Mundial situa o livro em quarto lugar de importância na aprendizagem dos alunos. Já a Unesco considera o livro como o “suporte mais fácil de manejar e mais econômico”. No Brasil, a política educacional considera o livro didático como “um dos principais insumos da instituição escolar”.

A escolha do livro didático representa uma autonomia para o trabalho do professor. No entanto, críticos no assunto argumentam que de nada adianta ter a liberdade de escolha se não se sabe como escolher. Daí a discussão e importância de se preparar o educador para essa escolha.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete livro didático. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/livro-didatico/>. Acesso em 23 fev. 2024.

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