Moodle – Sistema de gestão de aprendizagem

Arte sobre foto/Moodle

 

Nome
Moodle – Sistema de gestão de aprendizagem

Recurso
É um ambiente virtual de aprendizagem. Em outras palavras, é uma aplicação de código aberto (software livre) para gestão de conteúdos e de ensino. Há vários níveis de permissão de acesso ao Moodle e é importante reconhecê-los de modo geral. Num nível institucional, pode-se criar cursos e disciplinas, definir professores, tutores e alunos. No nível de professor e tutor, podemos postar conteúdos, aulas em formato de apresentação, de vídeo, de áudio ou outra mídia, além de aplicar provas, testes, responder chats. No nível do aluno, pode-se assistir aos vídeos, esclarecer dúvidas, participar de fóruns, realizar provas, testes e acompanhar seu desempenho. Uma característica importante é que o Moodle permite acrescentar novas funcionalidades desenvolvidas pela comunidade, que aliás é bastante atuante.

Tecnologia
Aplicação on-line (navegador) e também acessível para mobile e tablet.

Indicação
Ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio, ensino superior para diversas disciplinas do currículo.

Como usar
Há basicamente dois caminhos: pode-se baixar a aplicação e instalá-la num servidor, exigindo profissionais qualificados para gerenciar tanto o servidor quanto o Moodle, com treinamento para as diversas permissões; outro caminho é contratar empresas que já oferecem o Moodle instalado e neste caso é preciso atentar para os valores que podem variar conforme a intensidade do uso. Há diversos tutoriais no YouTube para usar o Moodle e extrair todo o seu potencial.

Licença/custo
É fornecido gratuitamente como software Open Source, sob a GNU General Public License.

Acessibilidade
Há recursos.

Endereço
moodle.org

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete Moodle – Sistema de gestão de aprendizagem. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2021. Disponível em <https://educabrasil.com.br/moodle-sistema-de-gestao-de-aprendizagem/>. Acesso em 27 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: