Projeto Pró-Matemática na Formação do Professor

Projeto criado em 1993 no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional Brasil-França, com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino da Matemática nas séries iniciais, através da melhoria na formação do professor e mediante a redefinição dos conteúdos e dos procedimentos pedagógicos adotados nos cursos de magistério e de uma estratégia de estreita articulação entre teoria, prática docente e pesquisa. Com o projeto, as Secretarias de Educação dos Estados firmam com a Secretaria de Educação Fundamental (SEF) do Ministério da Educação (MEC) um protocolo de intenções visando o estabelecimento de ações solidárias e compromissos específicos.

O Pró-Matemática resultou de um estudo realizado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o ensino nessa área que revelou a formação insuficiente do professor desta disciplina. Essa deficiência poderia explicar, segundo os pesquisadores, porque os estudantes apresentam pior desempenho em matemática nos programas de avaliação.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete Projeto Pró-Matemática na Formação do Professor. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/projeto-pro-matematica-na-formacao-do-professor/>. Acesso em 24 jun. 2024.

Comente sobre este conteúdo: