É uma área de conhecimento e de atuação voltada para o processo de aprendizagem. Seu objeto é o indivíduo como aprendiz, que se dirige à realidade, apreendendo um saber, independente do tempo e espaço. Ou seja, o sujeito que aprende pode estar fora ou dentro dos estabelecimentos de ensino, em qualquer lugar, e pode também ter qualquer idade, não ficando restrito aos períodos escolares.
Diferente da Pedagogia, que se ocupa de métodos ou técnicas de ensino, a Psicopedagogia se interessa pelas teorias relacionadas com as ações de aprender e ensinar, não apenas no sentido da prática didático-pedagógica. Historicamente, dedicou-se a temas como a aprendizagem e o fracasso escolar, mas, atualmente, visa favorecer a apropriação do conhecimento no ser humano, ao longo da sua evolução.
Os psicopedagogos são formados apenas em cursos de pós-graduação com o objetivo de investigar e entender a aprendizagem com base no diálogo entre as várias disciplinas. Essa área de conhecimento trabalha com o saber da Epistemologia Genética, da Psicologia Social, da Psicanálise, da Fonoaudiologia e da Psicopedagogia Clínica, dentre outras referências teóricas. Seus profissionais podem ser encontrados em clínicas, hospitais, em atendimentos individuais, em instituições escolares e em empresas ou espaços onde a aprendizagem seja promovida.