Resgatando as idéias de Jean Piaget

No universo dos pesquisadores, sempre foi importante, de tempos em tempos, resgatar a atualidade de concepções de consagrados pensadores. Na educação não é diferente, pois é nesse sentido que encontramos Atualidade de Jean Piaget, lançado pela Artmed Editora. A obra reúne seis textos produzidos por Emilia Ferreiro, psicóloga e pesquisadora argentina, radicada no México, conhecida por utilizar a teoria de Piaget para investigar um campo que não tinha sido objeto de estudo piagetiano: o processo de aquisição de leitura e escrita. Ferreiro doutorou-se pela Universidade de Genebra orientada pelo próprio Jean Piaget.

Os três primeiros textos do livro foram publicados em números especiais de publicações periódicas européias dedicados à comemoração desse aniversário. Outros três textos são inéditos e correspondem a conferências de encerramento na Homenagem Latino-Americana que se realizou em 1996, no México, Brasil e Argentina. Além disso, há uma terceira parte na obra destinada a resgatar dois textos publicados anteriormente e selecionados por seu aspecto didático, servindo para os “iniciantes” em Piaget.

Os textos de Emilia Ferreiro seguem um ideal em que se baseou as comemorações do centenário de nascimento do pensador suíço: o de contribuir para dar uma dimensão ao mesmo tempo integrada e multifacetada de suas contribuições. Dessa forma, Ferreiro desenvolve suas reflexões sobre os seguintes temas: “A aquisição dos objetos culturais e o caso particular da língua escrita”, “A criança segundo Piaget”, “Aplicar, replicar, recriar”, “Escrita e conhecimento” e “Dicotomia oralidade/escrita na psicolingüística contemporânea”.

Um dos textos de “introdução” à Piaget, “Psicogênese e educação”, trata de uma das teorias psicológicas que gerou muitas discussões e que refere-se aos “processos de aquisição de conhecimentos”, parte central a ser considerada no estudo dos “processos de aprendizagem”. O segundo texto, “Jean Piaget: o homem e sua sombra”, mostra como se deu a trajetória do pensamento de Piaget sobre a teoria do conhecimento. Suas descobertas psicológicas, experiências e organização de sua obra são pontos examinados por Emilia Ferreiro.


Livro: Atualidade de Jean Piaget
Autor(es): Emilia Ferreiro
Editora: Artmed
Páginas: 143
COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T. Resgatando as idéias de Jean Piaget. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/resgatando-as-ideias-de-jean-piaget/>. Acesso em 23 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: