O 7º Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (Sicusp), considerado a maior mostra de iniciação científica do País, apresentou 30 trabalhos na área de educação de vários departamentos da USP. Dentre os estudos, 22 eram da Faculdade de Educação (FE-USP) que, durante o evento, foram divididos em duas mesas para exposição e debate. A primeira teve a coordenação de Vitor Henrique Paro e a segunda foi comandada por Vani Moreira Kenski, ambos professores da FE-USP.
A redação elaborou uma breve descrição dos trabalhos relacionados à educação. Confira:
Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico
Focaliza o conhecimento físico ministrado para alunos da 3ª série, de modo a identificar os tipos de explicações causais e verificar a aquisição ou não de uma “tomada de consciência”. Análise baseada na teoria de Piaget sobre o desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança. (Autor: Andréia Mayumi Oshiro. Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador: Aguida Celina de Méo Barreiro. Unidade: Instituto de Física de São Carlos – USP. Departamento: Física e Informática. Área: Física)
Projeto Educar: curso de matemática para professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
Faz parte do projeto de Educação Continuada à distância, para professores do ensino fundamental. O projeto é composto por módulos, subdivididos em duas partes teóricas com exercícios, duas leituras e uma avaliação, que é condição para o certificado de conclusão. (Autor: Juliana Morilhas Simões. Projeto financiado pela FAPESP, CNPq, Vitae. Bolsista: PIBIC/CNPq. Orientador: Maria Dolores Ceccato Mendes. Unidade: ICMC-USP. Departamento: Matemática. Área: Matemática)
Artes visuais, museus e alunos de séries iniciais de ensino fundamental
Consiste na elaboração e discussão de algumas alternativas para práticas educativas com artes visuais em séries iniciais de escolas de ensino fundamental. (Autor: S. S. Santos. Projeto financiado pelo CNPQ. Bolsista PIBIC/ CNPQ. Orientador: M. C. M. Dias. Unidade: FE/USP. Departamento: Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Área: Educação)
Sites brasileiros de educação escolar: escola e as séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries)
Levantamento e análise de sites brasileiros orientados para a pré-escola e as séries iniciais do ensino fundamental, disponibilizados na Internet no período de setembro de 1998 à fevereiro de 1999. (Autor: P. Cavani. Projeto financiado pelo CNPq. Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador: V. M. Kenski. Unidade: FE/USP. Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Área: Educação)
Catálogo de sites brasileiros em educação escolar: língua portuguesa
Objetiva a elaboração de um catálogo de sites brasileiros referentes a atividades de língua portuguesa no ensino fundamental, visto que há a possibilidade da Internet ser um subsídio para a formação inicial e contínua dos professores. (Autor: T. Guazzelli. Projeto financiado pelo CNPq. Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador: I. Semeghini-Siqueira. Unidade: FE/USP: Departamento de Metodologia e Educação Comparada. Área: Educação)
Catálogo de sites brasileiros em educação escolar: educação matemática
Levantamento e análise dos sites brasileiros em educação escolar, disponibilizados na Internet, no período de setembro de 1998 à maio de 1999, que tratam especificamente de educação matemática, visando a formação dos professores e a aprendizagem dos alunos. (Autor: G. G. Franzoni. Projeto financiado pelo CNPq. Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador: M. O de Moura. Unidade: FE/USP: Departamento de Metodologia. Área: Educação)
Trajetória acadêmica dos alunos de pedagogia/FEUSP – evasão dos alunos ingressantes no curso de pedagogia de 1993 a 1996
Objetiva desenvolver uma sistemática de avaliação do curso de pedagogia/Feusp, através do estudo do perfil do ingressante, sua trajetória no curso e seu destino profissional, visando subsidiar a proposição de novos padrões e procedimentos de avaliação e gestão da universidade. (Projeto financiado pelo PIBIC/CNPq. Autor1:T. R. Cardeal. Bolsista PIBIC/CNPQ; Bolsista FAPESP. Orientador: S. M. Z. L. Sousa. Unidade:FE/USP. Departamento EDA. Área: Educação)
Trajetória acadêmica dos alunos de pedagogia/FEUSP – Acompanhamento profissional dos egressos no curso de pedagogia de 1993 a 1995
Estudo do perfil do ingressante, sua trajetória no curso e seu destino profissional, visando subsidiar a proposição de novos padrões e procedimentos de avaliação e gestão da universidade, e caracterizar a inserção e a trajetória profissional dos formados. (Autor: M. E. Galini. Bolsista PIBIC/CNPQ. Orientador: R. P. Oliveira. Unidade:FE/USP: Departamento EDA. Área:Educação)
Os efeitos da resistência à promoção de estudantes sobre a produtividade da escola fundamental
Analisa o sistema de ciclos implantado nas escolas municipais de São Paulo e a deturpação de seu objetivo com a idéia da “promoção automática”. Pesquisa a resistência dos professores à promoção dos alunos e quais os seus efeitos sobre a produtividade da escola. (Autor: A. Gomes; A. A. Mogadouro. Projeto financiado pelo PIBIC/CNPq. Bolsista PIBIC/CNPq. Bolsista FAPESP. Orientador: V. H. Paro. Unidade: FE/USP:Departamento de Administração Escolar. Área:Educação)
Juventude e escolarização (Fase II): produção de conhecimentos, processos sociais e políticas públicas
Análise da organização de grupos de jovens fora do espaço escolar, para conhecer suas atividades e identificar seus objetivos, dificuldades e informações que facilitem a compreensão da lógica existente nas formas de ação coletiva. Baseado no Centro de Referência da Juventude, em Santo André (SP). (Autor: C. S. Bezerra;S. S. Neves;K. J. Paula. Projeto financiado pelo CNPq. Bolsistas PIBIC/CNPq. Unidade:FE/USP: Departamento EDF. Área: Educação)
A linguagem sob a perspectiva da psicanálise
Investigação teórica para estudar, através das obras de Sigmund Freud, a introdução do tema da linguagem no campo teórico da psicanálise. Parte da leitura de um texto fundamental na obra de Freud, “A interpretação dos Sonhos”, analisada sob a orientação da obra de Lacan. (Autor:S. Kubric. Projeto financiado pela FAPESP. Bolsista CNPq. Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador: L. de Lajonquière. Unidade:FE/USP: Departamento EDF. Área: Educação)
Um olhar sobre a escola a partir de suas fotografias: relatórios da instrução pública (1911-1943)
Estudo das imagens que se encontram no anonimato e que mostram aspectos das escolas públicas no período em questão. Estas não expressam o real, mas sim construções para transmitir ao presente uma determinada representação. (Autor:V. L. dos Santos. Projeto financiado pelo PIBIC/CNPq. Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador:D. G. Vidal. Unidade:FE/USP: Departamento EDF. Área: Educação)
Cuidados com a memória educacional – a organização de arquivos no Centro de Memória da Educação (Feusp)
Organização dos conjuntos documentais do Centro de Memória/FEUSP fisica e virtualmente, visando favorecer a pesquisa documental individual ou institucional. Inclui a higienização dos documentos, confecção e acondicionamento em pastas de papel neutro, organização de organogramas para a produção de catálogos e bancos de dados para consulta. (Autor:I. B. Zaia; S. A. P. Barros. Projeto financiado pelo CNPq. 2 Bolsista CNPq. Orientador: D. G. Vidal. Unidade: FE/USP. Departamento: Centro
de Memória. Área: Educação)
Educadores na província de São Paulo (1875-1889) – construindo acervos/construindo história
Estudo dos educadores paulistas das últimas décadas do século XIX, com utilização da imprensa periódica como fonte, e respondendo à tendência de construção de uma História da Educação com base em uma pluralidade de fontes documentais. Vai possibilitar a organização de um banco de dados com a documentação levantada. (Autor: M. A. T. Assunção.Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador:M. L. S. Hilsdorf. Unidade:FE/USP. Departamento EDF. Área: Educação)
Belas jardineiras
Estudo da formação e atuação das professoras do Jardim de Infância da Escola Americana e da Escola Normal de São Paulo no final do século passado e início do vigente. Examina a proposta de implantação de um sistema educacional moderno, mostrando o empenho do governo republicano em melhorar a educação. (Autor:L. M. F. Costa. Projeto financiado pelo PIBIC-FEUSP. Bolsista PIBIC-FEUSP. Orientador: M. L. S. Hilsdorf. Unidade:FE/USP. Departamento EDF. Área: Educação)
Emílio e o homem natural: semelhanças e distanciamentos – uma discussão acerca da filosofia da educação de Rousseau
Mostra os distanciamentos e as aproximações entre o homem selvagem descrito por Rousseau no Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens e o aluno apresentado no Emílio ou Da Educação, que apresenta uma proposta de educação para o homem do terceiro estado, a qual procuraria livrá-lo dos males e vícios da sociedade presente. (Autor: M. C. Nogueira. Projeto Financiado pela CNPq. Bolsista PIBIC/CNPq/USP. Orientador: M. de F. S. Francisco. Unidade:FE/USP. Área: Educação)
Trajetória acadêmica dos alunos de pedagogia/Feusp – caracterização dos ingressantes de 1993 a 1999
Avaliação do curso de Pedagogia da Feusp, através do estudo do perfil do ingressante, sua trajetória no curso e seu destino profissional, visando subsidiar a proposição de novos padrões e procedimentos de avaliação e gestão da universidade. (Autor:T. Nascimento. Orgão financiador: CNPq. Orientador: S. M. Z. L. Sousa. Unidade: FE/USP. Departamento:EDA. Área: Educação)
Periódicos educacionais paulistas – um estudo de ciclos de vida
Estuda o ciclo de vida de periódicos educacionais paulistas, principalmente dos anos 70, com a leitura de vários textos e análise de revistas, sistematizadas em fichas padronizadas segundo os modelos de P. Caspard e de A. Nóvoa. (Autor: F. S. Rodrigues. Projeto financiado pelo PIBIC/CNPq. Bolsista PIBIC/CNPq. Bolsista FAPESP. Orientador:D. B. Catani. Unidade:FE/USP. Departamento de Metodologia do Ensino. Área: Educação)
Imprensa periódica educacional publicada entre 1950/90
Pretende produzir a sistematização da história da imprensa periódica educacional paulista publicada entre 1950 e 1990, constituindo-se em elemento útil aos pesquisadores da área de educação, além de possibilitar o exame das características do campo educacional no período. (Autor: M. C. Silva. Projeto financiado pela FINEP. Bolsista CNPq. Orientador:D. B. Catani. Unidade:FE/USP. Departamento de Metodologia do Ensino. Área: Educação)
Ciclos de vida dos periódicos educacionais (1890-1990)
Objetiva estudar os processos de formação e circulação dos saberes pedagógicos e da constituição do campo profissional dos docentes de São Paulo, além de criar um instrumento de pesquisa, com informações importantes acerca das revistas de ensino, para auxiliar o desenvolvimento de trabalhos na área da educação. (Autor: A. P. M. Montanari. Projeto financiado pelo CNPq/PIBIC. Bolsista FAPESP. Orientador: D. B. Catani. Unidade:FE/USP. Departamento de Metodologia do Ensino. Área: Educação)
Periódicos educacionais paulistas: estudos de ciclos de vida entre o período de 1890-1994
Elaboração do ciclo de vida de periódicos educacionais com o objetivo de produzir um estudo sistematizado da história da imprensa periódica educacional paulista entre o período de 1890-1994. Permite examinar as tendências do campo educacional. (Autor: M. G. M. Gonçalves. Projeto financiado pelo CNPq. Bolsista CNPq. Orientador: D. B. Catani. Unidade:FE/USP. Departamento de Metodologia. Área: Educação)
Formação de professores: um estudo com egressos da licenciatura
Análise de relatos autobiográficos escritos por alunos de licenciatura, identificando diversas questões referentes à “escolha profissional”, especialmente do magistério. (Autor: J. Schultz. Projeto financiado pelo CNPq. Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador: B. O. Bueno. Unidade: FE/USP. Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Área: Educação)
Experiências masculinas no magistério: profissão e carreira docente
Investiga as carreiras masculinas no magistério, no estado de São Paulo, com foco em homens que exerceram diferentes funções no sistema de ensino, entre os anos 50 e 70. (Autor:D. A. Vieira. Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador:B. O. Bueno. Unidade: FE/USP. Departamento de Metodologia de Ensino. Área: Educação)
História do trabalho docente (1940-1980)
Estudo que pretende perceber a cultura escolar existente no período de 1940-1980 e o modo de inserção do trabalho na vida das professoras, identificando aspectos marcantes da atividade do magistério. (Autor:E. P. Santos. Projeto financiado pela FAPESP. Bolsista FAPESP. Orientador:B. O. Bueno. Unidade:FE/USP. Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Área: Educação)
Crônicas da violência no cotidiano escolar
Identificação das ocorrências violentas mais comuns nas escolas de Ribeirão Preto, dos personagens envolvidos, apontamento de causas e possíveis soluções. Avaliação da relação que a escola mantém com a comunidade e sua influência na ocorrência destes eventos. (Autor: A. P. L. Brancaleoni Pinto. Bolsista PIBIC/CNPq. Orientador: J. M. R. Unidade: FFCLRP/USP. Departamento de Psicologia e Educação. Área: Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto)
Memória e política – um estudo de psicologia social a partir do depoimento de militantes estudantis
Exame psicossocial da participação política a partir do depoimento de ex-militantes estudantis, orientado metodologicamente por parâmetros estabelecidos por Ecléa Bosi e Maria Isaura Pereira de Queirós. (Autor:S. P. Mortada. Bolsista PIBIC/USP/CNPq. Orientador: E. Bosi. Unidade:IP/USP. Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.Área: Psicologia)
A publicação de fotografias em jornais na década de 20: um “retrato” da reforma educacional promovida por Fernando de Azevedo no Distrito Federal (1927-1930)
Organização de fotografias e investigação para atualizar e corrigir dados referentes às imagens, utilizando documentos presentes no acervo do Arquivo Fernando de Azevedo e tendo como referencial básico os nove álbuns de recortes compostos com artigos sobre a reforma educacional da década de 20. (Autor:R. D. Abdala. Bolsista financiado pelo CNPq. Orientador:D. G. Vidal. Área: Instituto de Estudos Brasileiros)
Educação pela arte – “museu, educação e o lúdico”
Estudo do projeto “Museu, Educação e o Lúdico” realizado no Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP que tem como objetivo facilitar uma relação mais significativa entre a criança e a obra de arte, através de jogos, brinquedos e brincadeiras, que são utilizados durante a visita do público. (Autor:A. Piva; M. A. S. Francoio. Projeto financiado pela FAPESP. Bolsista FAPESP. Orientador: C. S. G. Aranha. Unidade:MA
C/USP)
A guerra dos papéis: a subversão nas escolas
Exame dos prontuários do DEOPS de São Paulo sobre escolas e professores para verificar como a educação, em São Paulo, foi utilizada pelo regime para legitimar os postulados do Estado Novo, principalmente na reforma do ensino de 1942. (Autor:A. C. Graciano. Projeto financiado pela FAPESP. Bolsista CNPq/PIBIC. Orientador: M. L. T. Carneiro. Unidade: FFLCH/USP. Departamento de História. Área: História)
Literatura infantil: uma perspectiva no processo de aprendizagem da leitura e da escrita na pré-escola
Pretende mostrar que quando a criança recebe estímulos no ambiente familiar e no contexto escolar no período da pré-escola tende a apresentar um melhor rendimento no processo de alfabetização. Produção escrita baseada na tipologia proposta por Emília Ferreiro. Utiliza também modelos culturais inspirados em Bakhtin e F. François. (Autor: M. Borges;A. M. S. F. Andrade. Projeto financiado pela FAPESP. Bolsista FAPESP. Orientador:L. E. Melo. Unidade:FFLCH/USP. Departamento de Linguística. Área: Linguística)