UNED (Unidade de Ensino Descentralizada)

Instituição educacional vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didática, técnica e disciplinar, caracterizada por situar-se no interior das Unidades da Federação com o propósito de viabilizar a interiorização do ensino técnico, atendendo os vários pólos geo-econômicos dos Estados, ministrando cursos técnicos em nível médio, nas áreas industrial e de serviços. Os cursos e currículos desses estabelecimentos visam atender às necessidades regionais e ao avanço tecnológico do País.

As UNED foram criadas no governo José Sarney, através da implantação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico (PROTEC), em julho de 1986, que previa a construção de dezenas de novas escolas técnicas com o objetivo de formar pólos tecnológicos nas várias regiões abrangidas pelo Programa. As modalidades de cursos de cada UNED variam de acordo com a vocação econômica das regiões em que foram instaladas. Alguns cursos oferecidos são os de Alimentos, Mecânica, Eletrônica, Eletromecânica, Edificações, Eletrotécnica e de Plásticos.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete UNED (Unidade de Ensino Descentralizada). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/uned-unidade-de-ensino-descentralizada/>. Acesso em 15 jun. 2024.

Comente sobre este conteúdo: