Quais são os maiores desafios da educação contemporânea? Como tornar o aluno mais ativo e colaborativo? E como os professores podem ser mais criativos em suas abordagens? Essas são algumas questões recorrentes dentro da Educomunicação e suas discussões se tornaram ainda mais necessárias em meio à crise sanitária causada pela covid-19. Para refletir sobre esses temas, surgiu o EducomCast.
Desenvolvido pelos grupos de pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom), da ECA, e Polifonia, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com o apoio da RádioEdu Brasil, o podcast foi elaborado a partir de discussões realizadas durante o curso de extensão Mídias e Tecnologias na Interface Comunicação e Educação, realizado virtualmente entre os meses de setembro e dezembro de 2020. O curso contou com vinte encontros, dez deles disponibilizados no Canal Polifonia.
O projeto foi coordenado pelas pesquisadoras Edilane Carvalho Teles e Suéller Costa e propõe a transformação das lives realizadas pelo curso em podcasts. Para elas, o maior objetivo desse trabalho é “colaborar com a formação de estudantes de licenciaturas e demais professores, da Educação Básica ao Ensino Superior, sobre estudos envolvendo as mídias e tecnologias na interface Educação e Comunicação”.
Com quatro episódios lançados, cada um com cerca de uma hora de duração, o podcast traz falas de professores e pesquisadores para discutir temas como abordagens pedagógicas e os desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro. O primeiro episódio se aprofunda no vínculo entre a educação e a comunicação, com conversa promovida por Adilson Odair Citelli, professor sênior do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA e responsável pelo Mecom.
O EducomCast está produzindo mais seis episódios, que trarão debates sobre os seguintes temas: metodologias ativas; gestão de projetos educomunicativos; ensino remoto, ensino híbrido e educação à distância; e redes sociais, games, memes, fake news e sua participação no processo educacional.
Ouça o podcast na íntegra pelo Spotify, Google Podcast ou Spreaker Podcast.
Com informações de Gabriela Schatz Queiroz, do Laboratório Agência de Comunicação da ECA-USP